O Apostolado da Oração é a Rede Mundial de Oração do Papa ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja. O seu propósito é ajudar os cristãos a rezarem e viverem os desafios da humanidade que preocupam o Papa (intenções), inseridos na sua rede de oração. Estas intenções são as chaves-mestras para a oração e para a missão.

Uma Rede para todos. A participação nesta Rede Mundial de Oração é aberta a qualquer cristão, independentemente da sua pertença a espiritualidades ou grupos específicos dentro da Igreja. Aqueles que aderem a esta Rede são convidados a ser, antes de mais, apóstolos na vida diária, por meio de um caminho espiritual chamado «Caminho do Coração», que transforma o modo de estar ao serviço da missão de Cristo.

A proposta do AO. A proposta do Apostolado da Oração assenta em dois pilares fundamentais. Um é a amizade com Jesus, o encontro pessoal com Ele, que nos leva a reconhecer o seu Amor, de modo particular na Eucaristia, e a desejar oferecer-nos com Ele na missão que o Pai quer para cada um de nós, na nossa realidade concreta. Outro, é crescer nesta consciência de estarmos unidos em Igreja através da oração pelas intenções que o Santo Padre confia à sua Rede Mundial de Oração.

OS TRÊS MOMENTOS DE ORAÇÃO AO LONGO DO DIA

Com Jesus pela manhã. Faço-me presente diante de Jesus Ressuscitado que está comigo. Peço ao Pai que me faça disponível à missão do seu Filho para este novo dia, oferecendo o que sou e o que tenho. Peço ao Espírito Santo que abra o meu coração às necessidades e desafios da humanidade e da missão da Igreja, e rezo por eles segundo as intenções do Papa para o mês em causa.

Com Jesus durante o dia. Faço um tempo de paragem, mais ou menos longo, em que renovo, diante de Deus, o meu compromisso de disponibilidade assumido pela manhã, para não deixar “adormecer” a paixão do seguimento, mas recuperar continuamente a presença de Deus em cada momento e diante das situações que vão surgindo. Posso fazê-lo em vários momentos ao longo do dia, em caminho ou em repouso, em casa ou no trabalho

Com Jesus à noite. No final do dia, num momento de silêncio, peço ao Espírito Santo que me ajude a reconhecer a presença de Jesus comigo durante esse dia, e agradeço. Pergunto-me de que modo fui disponível à sua missão e também agradeço. Vejo como fui obstáculo à sua ação na minha vida e peço-Lhe que, na sua misericórdia, transforme o meu coração. Peço-Lhe ajuda para viver outro dia unido a Ele. Jesus dá-me a sua bênção.

Coordenação da AMSL

Cooperador: Agamenon de Assis Silva
Zeladora: Maria Socorro Maia Bezerra
Vice Zeladora: Tania Maria Calixto Torre Silva
SecretáriaMaria de Lurdes Dutra
TesoureiraMaria da Graça Chaves