PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO BATISMO

A preparação é um resultado do processo de aproximação, ou reaproximação da família com a comunidade. Nisso é importante que a família receba, ao menos, duas visitas por parte dos agentes desta pastoral. Estas visitas são destinadas a conhecimento prévio de toda a realidade da família e para que ambos os lados possam tirar toda e qualquer dúvida que possa atrapalhar o processo.

Para um melhor conhecimento da realidade da Igreja e do Sacramento do Batismo é obrigatório a realização de, ao menos três reuniões preparatórias com a participação de todos os envolvidos. Estas reuniões devem ser agendadas com todos (pais e padrinhos) já na primeira visita dos agentes desta pastoral.

Preferencialmente, as reuniões de preparação ao Batismo, devem ocorrer nas residências dos pais ou padrinhos, mas em sendo necessárias, podem ocorrer na igreja, tudo isso deve ser combinado nas visitas.

CELEBRAÇÕES

No atual processo de preparação para o Sacramento do Batismo, são necessários três momentos celebrativos, realizados em ocasiões diferentes.

Rito de Apresentação: deve ser realizado logo no início do processo de preparação para o sacramento. Neste rito, os batizando, com seus pais e padrinhos são apresentados diante da comunidade.

Rito de Unção: a ser realizado no domingo que antecede a celebração do Sacramento do Batismo. Nele, os batizandos, recebe as primeiras unções e já entram no clima de preparação para o dia do seu batizado.

Celebração do Batismo: realizado dentro da celebração dominical a menos que tenhamos muitos 5 batizandos. Quando o grupo for grande, será realizada uma celebração exclusiva para o sacramento a ser definida pela comunidade.

DOCMENTAÇÃO NECESSÁRIA (cópia).

DO BATIZANDO
Criança: certidão de nascimento
Adolescente: certidão de nascimento ou carteira de identidade.
Adultos: carteira de identidade.

DOS PAIS E PADRINHOS
Carteira de identidade,
Certidão de casamento religioso/civil (se casados)
Comprovante de residência.