HISTÓRICO

Era o ano de 2009… O Sr. Nerivaldo de Sousa, morador do Conjunto Jardim Sakura, situado no Bairro do Parque Dez, tomou conhecimento – através de algumas pessoas – que no conjunto havia uma área disponibilizada pela Prefeitura para a construção de um ambiente comunitário que pudesse agregar os residentes do entorno. Então, por sugestão de um grupo de moradores, estabeleceu-se que construísse uma igreja católica. O Sr. Nerivaldo se articulou com o Sr. José Prado e o Diácono Armando e deram origem ao processo para aquisição do referido terreno, junto à Arquidiocese de Manaus. Com a aprovação da prefeitura a área passou a pertencer a Arquidiocese. Em reunião com um grupo de moradores consultados, deu-se um processo de votação e foi decidido que a Igreja seria chamada de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão.

Esta decisão veio da ideia de se homenagear o primeiro Santo brasileiro, canonizado em 11 de maio de 2007, pelo Papa Bento XVI, em uma visita a São Paulo/ Brasil.

No dia 25 de outubro de 2009, foi realizada uma Caminhada Missionária, partindo da Igreja de São Paulo Apóstolo – outra comunidade da Área Missionária São Lourenço (AMSL) -, em direção ao terreno da nova igreja, e contou com a presença de pessoas das outras comunidades da AMSL. A chegada da caminhada ao terreno da nova igreja aconteceu às 18:00h, quando foi realizada a primeira Santa Missa da Igreja, pelos Padre Mário Baruffaldi e o Diácono Armando Borges, fixando uma cruz, como sinal da presença missionária e servindo como pedra fundamental da construção que surgiria a seguir.

Nos dias que se seguiram, foram realizadas celebrações nas casas do moradores do Conjunto Sakura, e com o passar de alguns meses foi construída uma pequena cobertura com suporte de madeira, medindo 4 metros quadrados, onde passaram a ser realizadas as celebrações.

Em 2011, foi construída uma nova capela, de alvenaria, com a mobilização de um pequeno grupo da comunidade, juntamente com o Sr. Azevedo, onde as missas acorrem até ao presente momento, aos domingos, às 9:00h da manhã.

Após o afastamento do Padre Mário Baruffaldi, o Diácono Armando assumiu a Coordenação da AMSL até o ano de 2013. Ainda em 2013 o Arcebispo de Manaus, Dom Luis, enviou provisoriamente os Padres Isaías Andrade e Auricélio, que procuraram dar uma nova organização à AMSL e, consequentemente, à Comunidade de Frei Galvão. Começou-se a pensar na estruturação das Pastorais e iniciou a catequese para crianças.

No início de 2014 chegaram à AMSL os Sacerdotes indianos que, sob a Coordenação do Padre João Paulo, formalizaram a estruturação iniciada em 2013. A partir daí, a Comunidade de Santo Frei Galvão passou a se organizar da seguinte forma: definiu-se um Coordenador, um Vice- Coordenador e um tesoureiro; se estruturaram algumas Pastorais (do Dízimo, do Batismo, da Catequese, dos Coroinhas), além da mais recente, Pastoral da Juventude, que iniciou no mês de novembro de 2014.

A Comunidade de Santo Frei Galvão continua em processo de estruturação. Tanto o espaço físico, quanto o número de pessoas envolvidas precisam ser ampliados, pois “a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Lc 10,1-9).

RELATÓRIO DE ATIVIDADES NO ANO DE 2015

O presente relatório visa descrever as atividades vivenciadas na Comunidade de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, durante o ano de 2015.

Para efeito didático optamos por separar as atividades pelas Pastorais responsáveis, porém vale ressaltar que, por ser uma comunidade pequena, as ações relatadas tiveram a participação de quase todo o grupo, em um esforço coletivo.

Nas atividades relacionadas à melhorias do espaço físico, foi realizada em agosto uma reunião do Padre João Paulo e seus cooperadores, com a coordenação da Comunidade para definição das melhorias e benfeitorias a serem feitas nas dependências da Comunidade. A prioridade definida foi a construção do muro e instalação de portões pela AMSL, o que assegurou maior privacidade e segurança aos comunitários, com início em setembro. A demarcação do terreno da Igreja de Frei Galvão atingiu somente 15m de comprimento de muro na frente, o restante será construído e erguidos em outro momento. A obra custou aproximadamente R$30.000,00. Além disso, houve ainda a pintura da igreja, realizada em sistema de mutirão pela Comunidade de Frei Galvão. Foram, ainda, trocados os bancos de madeira por cadeiras plásticas, cedidas pela Comunidade de São Paulo Apóstolo, melhorando assim o conforto e praticidade nas celebrações.

Foi concluída a construção de 2 banheiros, iniciada em 2014, e a limpeza do entorno da igreja (dentro do terreno).

A Pastoral da Liturgia registra a Missão com visita nas casas do Conjunto Sakura e adjacências; orientação, preparação e participação em todas as celebrações e missas da comunidade; em fevereiro houve a abertura da Campanha da Fraternidade e o primeiro ano da Via Sacra durante a Quaresma na igreja, e na sexta-feira santa nas ruas do conjunto; participação nos tríduos de todas as demais comunidades da área durante as festas dos padroeiro;  elaboração e participação no tríduo de Frei Galvão, com Procissão, Visitação na Comunidade com apoio da AMSL e em seguida Santa Missa; participação da Festa de São Lourenço, apoio à atividade dos jovens da AMSL (Luau de Cristo); participação nas novenas do natal em família.

Além da festa Religiosa do Padroeiro Frei Galvão, foi realizada uma feijoada no Ângelus Eventos, para angariar fundos em colaboração com as obras realizadas pela AMSL.

Ainda foram realizados 2 Brechós: um no Bairro da União e outro na casa da Sra. Pedrina, e toda renda foi entregue à AMSL.

A Pastoral dos Coroinhas registrou em 14 de marco foi iniciada a formação dos coroinhas com a inscrição de 4 coroinhas: Deric Mourão, Maria Vitoria, Saulo Cabral e Isis Maria. Essas formações foram lideradas pela coordenadora da pastoral, Pedrina Lima, e a coroinha líder Luana Alves. Essa formação durou até o mês de agosto, e a admissão ocorreu no dia 30 de agosto de 2015, com a participação de 11 coroinhas. Dia 08 de novembro foi realizada a renovação dos coroinhas veteranos. Ainda neste dia, ocorreu a entrega do ministério da coroinha Ana Paula, totalizando até hoje 10 coroinhas. Em novembro houve a troca da coordenação da pastoral dos coroinhas na comunidade. Pedrina Lima, até então a coordenadora, saiu, sendo substituída por sua vice, Ana Paula. Assumiu a vice coordenação da pastoral a nova integrante Gracionei Oliveira. Luana Alves permaneceu na liderança.

A Pastoral da Catequese registrou as seguintes atividades: em fevereiro, a Formação de Catequistas e Coordenação de Coroinhas; em abril a Missa dos catequizandos; em maio teve inicio a Catequese de Adultos; em junho houve a Missa dos catequizandos, sobre Parábola do Semeador e as crianças foram vestidas com blusas do exército; no período de junho a outubro os catequizandos adultos participaram das atividades em todas as pastorais, em rodízio, para conhecer cada uma; em agosto a catequese participou da Procissão de São Lourenço, e as crianças foram vestidas de exército de Deus. Em setembro houve a participação na Gincana Bíblica de toda catequese, que se classificou em 2º lugar; em outubro todos os catequistas e catequizandos participaram da Missão na comunidade; ainda nesse mês as crianças foram orientadas sobre o dízimo mirim e essa atividade será retomada em 2016; em novembro realizou-se a 1ª Eucaristia de Adultos da Comunidade, em SPA e ao fim do ano as crianças, sob orientação dos catequistas, fizeram a Encenação do Nascimento de Cristo na Missa de Natal.

As atividades referentes ao Sacramento do Batismo, foram bastante reduzidas, pelo fato de a Pastoral do Batismo ainda não estar formada na Comunidade de Frei Galvão. Sob as orientações da coordenação do Batismo da AMSL, aconteceu o Batismo de Adultos no mês de abril, e na comunidade foi realizado o batismo de apenas uma criança.

A Pastora do Dizimo, instituída em 2014, participou no mês de abril de uma formação para seus agentes de pastoral, destinada a todas as comunidades da AMSL.

As atividades descritas destacam-se como tentativas da Comunidade de Santo Antônio Sant’anna Galvão integrar-se ao que foi decidido com e pelos demais participantes da Área Missionária São Lourenço. O trabalho articulado permitirá o maior crescimento das comunidades nas suas necessidades e especificidades, o que fortalecerá a AMSL como unidade.

FESTA RELIGIOSA

I Festa Religiosa 2014
II Festa Religiosa 2015
III Festa Religiosa 2016

FESTA SOCIAL

I Festa Social 2014
II Festa Social 2015

COORDENAÇÃO DE PASTORAL

Pároco: Pe. John Paul MMI 99485
Vigário: Pe. kambala Bala Suresh MMI
Coord. de Pastroral: Pedro Paulo Costa da Silva
Coord. Pastoral: Pedrina Lima Alves
Secretária: Mariane de Nazaré Batista
Coord. Administrativo: José Carlos Soares da Cunha
Coord. Liturgia: Silvia Maria Pereira
Coord. Eucaristia: Simone Cabral Taveira
Coord. Crisma Juarez Taveira leite Júnior
Coord. Dízimo: Neliane Souza de Alves
Coord. Coroinhas: Gracionei J. F. de Oliveira
Coord. de Ministros: Silvia Maria Pereira
Coord. Setores: Juarez Taveira leite Júnior
Coord. de Leitores: Silvia Maria Pereira