HISTÓRICO

Na década de 1990, Mais precisamente em 1997, realiza-se o 1º encontro na casa do Sr. João e Sebastiana, no dia 06 de Março – Domingo; Assim iniciava um grande desafio, na rua Conde de Sergimirim, no Parque das Laranjeiras II, em Manaus.  Uma atitude de Amor, Fé em oração rezando o terço Mariano nas casas das Famílias, foi a melhor maneiro de Evangelizar.

Ao passar o tempo, os encontros se fortaleceram, e os frutos destes momentos começaram a dar um grande mover entre os Fiéis deste local.  Um certo dia apareceu um casal chamados de Sr. Caetano e Sra. Ângela, iniciou o Grupo de Oração da RCC – Renovação Carismática Cristã, muitos encontros foram realizados. O Sr. Raimundo na época era presidente do Bairro, e junto com os comunitários ajudavam no que podiam, e os encontros cada vez criava um único sonho, avançar nas evangelizações e construir um espaço para ser o local de celebração das Famílias; Em pouco tempo, conseguimos erguer uma humilde casinha de madeira, com telhado de zinco e pau de escora, piso batido com areia, sem parede e com alguns bancos para os dias de Oração; mas sempre com um desejo de Construir uma capela que se chamasse de Santo Expedito. Neste mesmo período tivemos nossa 1ª celebração na capelinha no dia 10.12.1999 – data em que comemoramos a fundação da comunidade.

Em 2000, começa o início fase de saneamento básico e estruturação do bairro, muitos dias difíceis; mas o povo de DEUS se esforçava e melhorava o aspecto físico do pequeno templo com as doações generosas de seus comunitários e de seus devotos. Mesmo com humilde aparência, a capela fora arrombada várias vezes, mas nosso maior tesouro estava no sacrário Intacto!

Neste mesmo ano de 2000, o nosso Amado Bispo, nos envia Pe. Alcione, que nos acompanha e nos ajuda até o ano de 2002, com os projetos de pastorais e organização. Nesta fase, escolhemos o nome do Padroeiro, houve a escolha das lideranças e o projeto de compra do terreno onde se construiria a tão sonhada capela.

A compra do terreno veio com muito esforço e através de muitas bênçãos, interessante é que ao negociarmos o terreno (local atual: rua conde de Sergimirim, esquina com Jequitinhonha), a proprietária do terreno parcelou para nos ajudar! Em um dado momento a filha desta senhora por ter problemas de saúde mental, acabou fugindo de casa, e logo a mãe ficou desesperada, pois não conseguia encontrá-la, pediu ajuda a todos e fez a promessa com Santo Expedito, se encontrasse sua filha, 50% da dívida do terreno seria doado por ela para construção do templo. Nossa!!! Santo Expedito intercedeu e o Senhor abençoou a mãe que encontrou sua filha, são e salva. E veio honrar sua promessa e se alegrar conosco.

Desde então, contamos com ajuda de todos os irmãos, e com boa vontade de muitos que punham seus dons a disposição e seus bens para darmos seguimento a obra de amor depositada em nossas mãos até o presente dia.

Alguns nomes desta grande História: (Relembrando…Histórico em construção) Sr. João Negreiros (Joca) Pai da Itelvina Negreiros, Leonardo e João Carlos Dias, Maria do socorro, Patrícia Matos de Oliveira, Roldão Alves Neto, Priscila M. de Oliveira, Ângelo Biasi Bisneto;  Nossa 1ª. dizimista Sra. Madalena Farias, Nossos colaboradores, dizimistas e pilares desta História:

Fátima Tavares, Samara, Constância, Cleomar, Rosa e Paulo, Maria Isabel, Kleber, Maria dos Anjos, Priscila, Círia, Nelly, Jack. Padres: Alcione, Mário, Páco, Antônio e outros…

Lembramos com carinho de nossa comunidade Irmã Nossa Senhora de Guadalupe e seus formadores que nos ajudaram em nosso caminho missionário; nos oferecendo formações, ensinamentos e nos encorajando sempre no caminho do Senhor Jesus, e de nossos amigos que continuam conosco nesta evangelização e zelo pelas coisas e pelos tesouros de Deus entre nós.

Na época atual, 30 novembro de 2013 tivemos a presença de padre IZAIAS, que nos preparou com sutil pequeno espaço de tempo para recebermos vários presentes vindos do oriente, nossos amados padres indianos: Pe.  John Paul, Pe. Antony, Pe. Joseph, Pe. Manikan, Pe. Léo, Pe. Sebastião e Pe. Durhai.

Somos Agradecidos ao nosso bom Deus por nosso Pároco Pe. John, nossos vigários: Pe. Antony e Pe. Léo, que assumindo a Área Missionária veem contribuindo com empenho e preocupação de pais, para que tudo seja melhorado, tanto nos espaços físico existente na comunidade, como nas formações e visitações de nossas famílias através das pastorais, grupos e movimentos, divididas em setores para melhor atingir nossa área missionária com Amor! assim, nós apoiamos na pastoral de conjunto com as pastorais do batismo, dízimo, catequese, liturgia, ministros, coroinhas, grupo de oração filhos da luz – RCC, jovens eternamente renascido em Cristo.

Em 2014, A coordenação de comunidade Roberval Castro, Leonardo Dias e Sandra Raquel,  juntamente com nossas pastorais e com nosso Pároco John Paul; iniciamos algumas reformas necessárias no templo, muito foi realizado: o novo presbitério, a nova sacristia, sala para os músicos e a sala do dízimo, áreas que passaram por construção e acabamentos, as formações, os planejamentos Administrativo, financeiro e pastoral, tendo objetivo de nos organizarmos bem para melhor atendermos a todos com o Amor de Jesus nas Famílias, no templo e nas partilhas em comum.

A Comunidade de Santo Expedito obediente as prioridades da AMSL, envolve suas pastorais, grupo, movimentos, e seus Setores de Visitação os envolvendo nesta força viva para que seja correspondido o desejo da Mãe Igreja de avançar para águas mais profundas, inserindo em seu Calendário não somente as suas atividades, mas, as atividades de nossas Comunidades irmãs de Imaculado coração de Maria, Rainha da Paz, São Paulo Apóstolo e Comunidade Santo Antônio de Santana Galvão.

Ainda em 2015, nossas celebrações durante a semana, embaladas por nosso Padre Antony Sagayaj, sempre iniciadas as 6h da manhã de segunda a sexta-feira, davam ânimo para que nossa Comunidade recebessem as bênçãos através das Orações de alguns comunitários e das senhoras membros do movimento das 1.000 Ave-Marias, que participam conosco e que veem do núcleo 3 da cidade nova para intercederem e pedirem por nossas pastorais.

As celebrações dominicais permaneceram nos seguintes horários: pela manhã às 7:30h, à noite as 19h. Os seis Setores de visitação as Famílias ficaram nos dias e horários: Mãe peregrina com as novenas, às terças-feiras, às 19:30h; o setor Santa Teresa d´Ávila às quartas feiras, às 19:30h; O Setores são Francisco Xavier, Santa Luzia e Santo Antônio às Quintas-feiras, sempre às 19:30h; e o mais recente setor São Tarcísio liderados por: Janaline Pontes, Luanne Freire à partir de novembro do corrente Ano.

Dezembro – Neste mês nos voltamos juntamente com toda Área Missionária São Lourenço para o retiro de programação para 2016, a Assembleia foi realizada nos dias 05 e 06 na casa de retiro SHAMAH da comunidade Católica DESPERTAI, no Km 14 ½. Da BR 174, Ramal Cláudio Mesquita. Realizamos próximo da fazenda da Esperança, foram nossos coordenadores à nível de Área

Nossos agentes se empenharam muito neste ano, sua dedicação, seu esmero, sua força de vontade, mantiveram nossa força viva e atuante, nós projetamos para 2016, com nosso rosto de Discípulos missionário visível e cheios de misericórdia, Nossa grande meta é cuidar de nossos agentes, nossa Comunidade, nossa casa comum, nossos setores, nossas celebrações, e ajudar nossa Área Missionária em seu Plano de Evangelização para o ano de 2016 como se segue abaixo:

  • Evangelização da Pessoa
  1. Iniciação à Vida Cristã
  2. Evangelização da Juventude
  3. Cuidar de nossos membros de pastorais
  • Renovação da Comunidade
  1. Evangelização dos Condomínios
  2. Escola De Fé (Espiritualidade Para Todos)
  • Transformar A Sociedade.

Projetos Sociais

Neste mês foi intenso, muitas visitações, Natal em família realizada pelos setores, muitas famílias retornando para a igreja, houve nossa confraternização com as pastorais, grupo, movimentos e setores, assim bem como a Celebração de encerramento do Natal em família no dia 20/12 após celebração, ainda neste período preparávamos as celebrações de encerramento de final de ano, e realizamos  o conselho comunitário no dia 28/12 para a passagem parcial da coordenação de santo expedito de Roberval Castro para Lúcio Freire.

Organização e planejamento para os Festejos do Padroeiro Santo Expedito, junto com Roberval Castro e o Conselho de Pastorais de Comunidade, e Lúcio teve seu envio em 13 de Março de 2016.  A Comunidade recebe sua nova coordenação e a conclusão da obra de ampliação da Igreja de santo expedito.

Obras realizadas no final de dezembro de 2015: ampliação do presbitério; construção da sala do santíssimo; construção das salas para o dízimo, música e liturgia, forro de gesso para o presbitério e sala do santíssimo; piso de mármore para o presbitério; piso de cerâmica para frente do altar; imagem de jesus ressuscitado; altar em mármore.

FESTA RELIGIOSA

FESTA SOCIAL

COORDENAÇÃO PASTORAL

Pároco: Pe. John Paul MMI
Vigário: Pe. Bala Suresh MMI 
Coord. de Pastoral: Pedro Paulo Costa da Silva
Coordenador: Lucio Pereira Freire
Secretária: Natasha Givoni dos Santos
Administrativo Marcus Luiz Miziara
Coord. Batismo: Maria Margarida Bezerra Vieira
Coord. Eucaristia Raimundo da Silva Coutinho
Coord. Crisma: Aurélio Faria de Deus
Coord. JERC: Alana Negreiros
Coord. Filhos da Luz: Elisane Pontes
Coord. Dízimo: Maria de Fatima Martins Gaia
Coord. Ministros: Maria do Socorro
Coord. Liturgia: Reinaldo do Nascimento Jean
Coord. Coroinhas: Girlane Batalha de Moraes
Coord. Leitores: Joselia Barbosa
Coord. JMC: Matheus Oliveira