Histórico

Por volta do ano de 1986 houve uma tentativa de criar uma igreja católica, mas em virtude dos conflitos com alguns vizinhos, o projeto não vigorou.

O início do segundo capítulo da história da criação da comunidade de São Paulo Apóstolo, iniciou-se quando um grupo de 06 casais após terminarem de fazer o ECC (Encontro de casais com Cristo), (composto pelos casais Francisco e Silvana, Paulino e Terezinha, Secundino e Madalena, Adão e Georgete, Gilmar e Regina, Azevedo e Beatriz) sentiam-se motivados, num dos encontros de estudos no temário, cujo tema era evangelização, sentiram a necessidade de uma igreja no conjunto, pois haviam muitas igrejas evangélicas e nenhuma católica, decidiram dar o primeiro passo para tentar criar uma comunidade, que foi fazer todas as terças feiras novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na residência do casal Laudo e Nazaria, então em um dia de sábado saíram pelo bairro com panfletos convidando os moradores para a primeira novena, que durante essa peregrinação nas casas encontraram várias pessoas conhecidas de igreja, do ECC, como o casal Marinilson e Ricardine, Lima e Eunice e foi muito receptivo pois as pessoas sentiam falta de uma igreja católica no Bairro, na primeira novena compareceram várias pessoas e assim continuou todas as terças feiras, nas novenas faziam coletas, na intenção de comprarem um terreno para construção de uma capela

Sentido necessidade de um padre foram procurar o padre da paróquia mais próxima (Nossa Senhora de Lourdes) para vir rezar uma missa na residência onde faziam a novena, mas colocou algumas dificuldades, alegando que não tinha capela.

A Sra. Graça conhecida do Pe. Paulo Pinto da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, convidou para celebrar missa em nossa comunidade, este disse que viria somente se tivesse um local apropriado para as celebrações, a Sra. Cimara que já tinha sido da primeira tentativa da formação da comunidade, procurou o Sr. Neto, dono de um galpão, chamado escondidinho, onde funcionava um pagode, e pediu permissão para realizar as celebrações eucarísticas neste espaço.

A primeira missa foi celebrada no escondidinho no dia 25 de janeiro de… dia da conversão de São Paulo, e a partir daí teve celebrações todos os domingos pela manhã, e o Pe. Paulo resolveu assumir a comunidade.

A liturgia era organizada pelo casal Vanja e Stanley que davam aula de canto para os jovens da comunidade.

Foi feita eleição para escolher o nome do padroeiro, entre Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (devido ter iniciado com a novena) e São Paulo Apóstolo (primeiro nome dado a comunidade) o maior número de votos foi para São Paulo Apóstolo.

Quando o padre Paulo Pinto abandonou a Igreja, nunca deixou-se de ter missa, pois era providenciado a vinda de um padre de outras paróquias. Com o apoio do Bispo Dom Luiz, que na época deu uma procuração para o Zezé (José Prado), para todos os fins, referente a legalização do terreno das Igreja.

Quem tinha a documentação do terreno era o Padre Paulo Pinto, que vendo o interesse da comunidade, entregou esse documento ao Sr. José Prado, para dar continuidade a legalização do terreno, que de posse do mesmo, deu entrada nos órgãos competente solicitando a legalização.

A partir daí começou a construção da igreja com ajuda dos fiéis. Foram feitos muitos eventos, para angariar fundos para a construção da Igreja, tais como: Arraial, café da manhã, bazar e etc. e a cada domingo aumentava mais o número de fiéis, o que tínhamos que comprar mais cadeiras. E assim ficou pronto o local, era uma tenda coberta com lona. Daí surgiu a necessidade de organizar pastorais como: Catequese, Dízimo, Batismo etc.

As celebrações, passaram a ser na tenda, mas a perseguição do vizinho continuou. Mesmo com todas essas dificuldades, mas movidos pela fé a Igreja de São Paulo Apóstolo continua de pé.

Quando o Pe. Paulo Pinto decidiu deixar a Igreja, devolveu ao Sr. José Prado, todo o montante de recursos arrecadados para construção da igreja. Os comunitários foram até o bispo Dom Luís Soares Vieira que no dia no dia 20 de maio de 2008, presidiu uma celebração Eucarística na Comunidade São Paulo Apóstolo, onde deu início a Área Missionária São Lourenço e tomava posse na mesma celebração como Administrador da área, o Diácono Armando Borges Filho e também como Presbítero de apoio o Padre Mario Barufaldi. Esta Celebração aconteceu no terreno que hoje funciona a Igreja da comunidade, que na época era uma tenda, que inclusive ficou superlotada que tivemos que armar uma tenda ao lado, para comportar todas as pessoas.

No período em que esteve conosco o Diácono Armando Construiu a Igreja da comunidade Rainha da Paz utilizando o dinheiro arrecadado pelos comunitários da comunidade São Paulo Apóstolo, por motivo do terreno desta comunidade ainda não ter documento definitivo. Após dois anos mais ou menos, com a ajuda da comunidade novamente, foi construída a Igreja de São Paulo Apóstolo. Na sua gestão, foram criados os grupos do apostolado da oração, idealizado pela Sra. Edite, ministra da comunhão, crescendo também pastoralmente, onde houve integração demais membros nas pastorais como: Coroinhas, catequese, grupo de Jovens e etc. O Diácono Armando Borges ficou na Área Missionária por 5 (cinco) anos.

No período de Junho a Dezembro de 2013, assumia como Pároco o Padre Isaias, da Congregação dos Sacramentinos, em substituição ao Diácono Armando que foi designado para outra missão.

No período que ficou conosco, Padre Isaías motivou essa comunidade, a formar suas lideranças, e inclusive realizou conosco a nossa assembleia pastoral com as prioridades para o ano seguinte.

No dia 22/11/2013, numa celebração eucarística presidida por Dom Sergio Eduardo Castriane, a Congregação do MMI (Missionários de Maria Imaculada), tomaram posse da Área Missionária São Lourenço, com os seguintes Padres: Pe. João Paulo, Pe. José e Pe. Antônio, todos indianos. Nesta mesma celebração, Pe. Isaías se despedia da Área Missionária, indo para outra missão em Mato Grosso.

Depois da chegada dos Padres da Congregação do MMI em nossa comunidade, passamos a ter missas todos os domingos em todas as comunidades, pois isso não tínhamos por falta de padres, bem como, foram realizadas grandes celebrações a nível de Área Missionária tais como: Envio de Coroinhas, Ministros, Vigília Pascal, Via Sacra e etc.

E em 2015….

Em Janeiro de 2015, foi realizado a festa religiosa do nosso padroeiro São Paulo Apóstolo, com o tríduo nos dias 22,23 e 24/01/2015, e no dia 25/01/2015, houve procissão com celebração de missa em nossa comunidade.

Em 23/05/2015, foi ordenado em nossa comunidade São Paulo Apóstolo, o primeiro Diácono permanente da Área Missionária São Lourenço, o Sr. Manoel Ademar, em uma grande celebração, presidida pelo nosso arcebispo Dom Sergio Castriane, concelebrada por 8 (oito) padres e 18 (Dezoito) Diáconos permanentes, com a Igreja lotada bem como a Área externa também, onde tinham 2 (dois) telões para o povo que estava fora. No final da celebração, foi servido um coquetel para todos os participantes deste evento.

Com a chegada dos padres, começou os festejos do Padroeiro da Área Missionária São Lourenço, que até então não era comemorado, inclusive no dia 10/08/2015, celebramos a festa do Padroeiro São Lourenço com a presença de todas as comunidades da Área Missionária, iniciando na Igreja Rainha da Paz e seguindo em procissão para a comunidade de São Paulo Apóstolo. Foi uma grande festa com a presença do nosso Arcebispo Dom Sergio Castriane, nosso pároco Pe. João Paulo, Pe. Léo , Pe. Antônio e a presença de 21 (vinte e um) diáconos permanentes, encerrando a festa com uma missa campal, onde tivemos o envio de leitores, salmistas, com a presença de mais ou menos 600(seiscentas) pessoas.

Em setembro de 2015, foi realizado o grande arraial do nosso Padroeiro São Paulo Apóstolo, com as atrações, Boneca Viva, Banda de música, Bingão e muita comida, onde houve grande participação da comunidade e envolvimento de todos os agentes de nossas pastorais.

No mês de Dezembro foi realizada a Assembleia Pastoral da AMSL, que foi realizada em dois dias em um sítio, onde os coordenadores da nossa comunidade marcaram presença. Foi um evento inédito que nossa comunidade participou.

Em Dezembro de 2015, o Padre Antônio voltou para seu país a Índia, para uma nova missão. Deixou entre nós uma grande saudade, pois é um padre muito carismático e acolhedor.

E em 2016…..

Em janeiro de 2016, foi realizada a festa religiosa do nosso padroeiro São Paulo Apóstolo, com tríduo nos dias 21,22,23 e 24/01/2016 a Procissão com missa solene de encerramento.

No mês de Fevereiro de 2016, deu-se início ao processo de implantação do IVC – Iniciação a Vida Cristã, em nossa comunidade, onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da nossa Igreja, e suas mudanças no decorrer do tempo. Dando continuidade ao processo de implantação foram inseridos nas celebrações os RITOS DA PASTORAL DA CATEQUESE, como uma nova maneira de evangelizar. São eles: Rito de abertura da Catequese, Rito de eleição dos adultos, Rito de entrada dos pequenos, Rito da entrega do catecismo da Igreja Católica, Rito da entrega da Cruz, Rito da entrega do terço, Rito da Entrega da Bíblia, Rito da entrega do terço Missionário etc.

No Tempo da Quaresma nossa comunidade realização Via Sacra todas as sextas feiras do mês. Na semana Santa, tivemos a procissão da via Sacra em conjunto com a Rainha da Paz, onde nossos jovens dramatizaram todas as estações com muito amor.

No mês de Março de 2016, fomos agraciados com a presença do Superior da Congregação do MMI- Missionários de Maria Imaculada, que celebrou missa em nossa comunidade. Esse momento com certeza irá ficar guardado para sempre em nossa memória.

Em junho de 2016, nossa comunidade realizou pela primeira vez um Casamento comunitário, onde tivemos 6(Seis) casais que disseram seu SIM, oficializando diante de Deus sua união. Foi um momento muito bonito e alegre em nossa comunidade.

Em setembro de 2016, foi realizado o grande arraial do nosso Padroeiro São Paulo Apóstolo, com as atrações, Boneca Viva, Banda de música, Bingão e muita comida, onde houve grande participação da comunidade e envolvimento de todos os agentes de nossas pastorais.

Em 05 de setembro de 2016, deu-se início a obra de construção do muro da nossa Igreja, que até o momento ainda não foi concluído, continua a Obra.

No mês de Outubro de 2016, nossa comunidade participou da Visita Missionária, onde foram enviados dezenas de agentes pastorais para essa missão tão bonita que é de evangelizar.

FESTA RELIGIOSA

I – Festa religiosa / 2013
II – Festa religiosa / 2014
III – Festa religiosa / 2015
IV – Festa religiosa / 2016
V – Festa religiosa / 2017

FESTA SOCIAL

I – Festa Social / 1998
II – Festa Social / 1999
III – Festa Social / 2000
IV – Festa Social / 2001
V – Festa Social / 2002
VI – Festa Social / 2003
VII – Festa Social / 2004
VIII – Festa Social / 2005
IX – Festa Social / 2006
X – Festa Social / 2007
XI – Festa Social / 2008
XII – Festa Social / 2009
XIII – Festa Social / 2010
XIV – Festa Social / 2011
XV – Festa Social / 2012
XVI ­– Festa Social / 2013
XVII ­– Festa Social / 2014
XVIII ­ – Festa Social /2015
XIX – Festa Social / 2016
XX – Festa Social / 2017

COORDENAÇÃO DE PASTORAL

Pároco; Pe. John Paul MMI
Vigário; Pe. Bala Suresh
Coord. de Pastoral: Pedro Paulo Costa da Silva
Coordenadora: Marilena de Oliveira
Secretária: Edite Edna Santos
Coord. Liturgia: Daniel Oliveira de Pontes
Administrativo: Júlio Cesar Nogueira
Coord. Eucaristia: Cristiane Cantiga da Silva
Coord. Crisma: Carolina Correia Garcia
Coord. Dizímo: Lucirene Francelina
Coord. Batismo: Jackson Silva de Souza
Coord. Coroinhas: Angela Nazare Bivar Dos Santos
Coord. Juventude: Hemerson Mendes de Freitas
Coord. Ministros: Tânia Maria Calixto Torres Silva
Coord. Setores: Edith Edna Santos Araújo
Coord. Leitores: Joana Dark Vasconcelos Tavares
Zeladora do Sagrado Coração de Jesus: Maria Socorro Maia Bezerra