É um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

ESPIRITUALIDADE DO E.C.C

O ECC é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. Apresenta-se como um “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA”. É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental. Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que “quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma”.

O ECC é feito de casais para casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social. Espiritualidade –

A tônica do ECC e se fundamenta em 5 pontos básicos:

  1. DOAÇÃO – essência da vida cristã;
  2. POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus;
  3. SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros.
  4. ALEGRIA – nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro.
  5. ORAÇÃO – é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo. Juntam-se as estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE

Projetos/Serviços oferecidos – E.C.C.

Encontrinho de Crianças com Cristo

O ECC é um momento das famílias junto à comunidade, neste dia fazemos gincanas sobre o catecismo da igreja, cantos, brincadeiras, tudo associada há uma mensagem Cristã Pedagógica, proporcionando um convívio entre as famílias em comunidade junto à Igreja.

Família Cristã é Família Cidadã

Objetivo: Aproximar à Comunidade da Igreja, fortalecendo a paroquialidade e principalmente os laços do Morador com a Igreja.

Prestação de Serviços

Família Cristã é Família Cidadã
Objetivo: Aproximar à Comunidade da Igreja, fortalecendo a paroquialidade e principalmente os laços do Morador com a Igreja.
1.  (Saúde) – Através Universidade Cidadã da UEA, uma ação multiprofissional da Universidade com a Sociedade, que leva informação em saúde através da Educação Interativa, unindo universitários a comunidade e outras instituições, promovendo a melhoria da qualidade de vida, através de prevenção e promoção de cidadania. Acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas, e todos os outros alunos de outros cursos da UEA, que integram as atividades em prol aos cidadãos do Amazonas.
2.  (Sessão de Beleza) – Cortes de Cabelos, Limpeza de pele, Maquiagem, Cortes de Cabelo e Massagem.
3.  (Emissão de Documentos) – Emissão de Carteira de Identidade 2ª Via: (Polícia Civil)
4.  (Assessoria Jurídica ) – Com a participação de alunos do curso de Direito, Serviço Social e Psicologia prestam serviços de atendimento jurídico e psicossociais à comunidade.
5.  (Meio Ambiente) – Conscientização conservação do Meio Ambiente e Doações de Mudas.

Equipe Dirigente:

Casal Pós Encontro: JC e Ana Sérgia;
Casal Montagem: James e Ledina;
Casal Palestra: Ewerton e Greicy;
Casal Fichas: Massa e Larissa;
Casal Finanças: Joaci e Cláudia.