PASTORAL DO BATISMO

O santo batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito, que abre o acesso aos demais sacramentos. Por meio dele, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo (o batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra)

PARA QUE SERVE O BATISMO?

Pelo batismo, passamos a fazer parte da comunidade dos seguidores de Jesus, participantes da vida de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. O batismo é um dom de Deus para nós, dom que nos torna filhos amados, e não apenas simples criaturas. Ele nos mostra que fomos feitos para a comunhão com Aquele que é o Senhor de tudo e com os nossos irmãos, incluindo aquelas que acreditam em Jesus Cristo, mas não são católicos como nós

O QUE É NECESSÁRIO PARA BATIZAR?

Basta querer. Ninguém pode ser batizado a força ou contra a vontade. É preciso que seja manifestado publicamente, perante à comunidade, o desejo de receber o sacramento do batismo, seja através dos país quando se tratar de crianças, seja pelo próprio batizando quando se tratar de  adultos.

O BATISMO DE CRIANÇAS.

Muito tem se questionado á igreja, por influencia dos irmãos separados sobre o batismo de criança alegando a falta de consciência delas com relação ao que estão fazendo. É válida a afirmação de que elas não sabem o que estão fazendo, mas no batismo de crianças o compromisso é feito pelos pais e padrinhos. São os pais e padrinhos que participam do processo de preparação e  se comprometem, pela criança, á educá-la na fé. Quando ela chegar à idade da razão a mesma irá confirmar seu batismo através do sacramento do Crisma.

BATISMO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS.

Quando o batizando já possui consciência do sacramento que irá receber o processo de preparação é centralizado nele. É fundamental que o mesmo seja instruído na fé que irá professar. Se tiver menos de 18 anos deverá participar da catequese ou de Primeira eucaristia, ou de Crisma; se tiver mais de 18 anos deverá participar da Catequese de Adultos.

EXIGÊNCIAS AOS PAIS.

Aos pais dos batizandos, a principal exigência é que estejam conscientes da importância do sacramento do batismo especialmente no que diz respeito aos compromissos  que irão assumir durante à celebração do mesmo. È fundamental também que façam parte da mesma comunidade em que estão pedindo o sacramento,  já que não faz sentido batizar o filho em uma comunidade de fé e participar de outra. A outra exigência é de sejam batizados ou que se batizem juntos com seu/seus filho(os). É imprescindível que os agentes da Pastoral do Batismo os aconselhem a receber o sacramento do matrimônio, caso não possuam, porém isto não pode servir de impedimento para o acesso ao batismo.

É imprescindível a participação ativa em todo o processo de participação dos dois pais.

EXIGENCIAS AOS PADRINHOS

Aos padrinhos se fazem mais exigências que aos pais, pelo fato de eles serem objeto de escolhas: “Pais ninguém pode escolher, padrinhos sim”. Sendo escolha é imprescindível que os pais sejam orientados a fazê-la dentro de alguns critérios:

  • Que sejam cristãos católicos convictos de sua fé, já que vão ajudar os pais na educação da fé do batizando.
  • Que participem ativamente da vida de sua igreja, ao menos das celebrações.
  • Se solteiros, que tenham, os sacramentos da iniciação, Batismo, Eucaristia e Crisma.
  • Se casados, que tenham também, o sacramento do matrimônio.
  • Que não estejam muito distante geograficamente da residência do batizando, já que sua função é acompanhá-lo. Não tem lógica o padrinho morar em outra cidade, por exemplo, já que deverá acompanhar de perto a vida do batizado.
  • Que participem ativamente de todo o processo de preparação para o sacramento do Batismo.

OBS: situações excepcionais com relação a pais e padrinhos devem ser encaminhadas ao pároco que é a única pessoa autorizada a abrir exceções, caso julgue necessário.

PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO BATISMO

Por ser o Batismo um sacramento importantíssimo, sua preparação não pode ser feita de qualquer maneira simplesmente para cumprir calendários.

Em princípio ela será o resultado de um processo de  aproximação, ou reaproximação da família com a comunidade. Nisso é importante que a família receba, ao menos, duas visitas por parte dos agentes desta pastoral. Estas visitas são destinadas a conhecimento prévio de toda a realidade da família e para que ambos os lados possam tirar toda e qualquer dúvida que possa atrapalhar o processo.

Para um melhor conhecimento da realidade da Igreja e do Sacramento do Batismo é obrigatório a realização de, ao menos três reuniões preparatórias com a participação de todos os envolvidos. Estas reuniões devem ser agendadas com todos (pais e padrinhos) já na primeira visita dos agentes desta pastoral.

Preferencialmente, as reuniões de preparação ao Batismo, devem ocorrer nas residências dos pais ou padrinhos, mas em sendo necessárias, podem ocorrer na igreja, tudo isso deve ser combinado nas visitas.

CELEBRAÇÕES

No atual processo de preparação para o Sacramento do Batismo, são necessário três momentos celebrativos, realizados em ocasiões diferentes.

RITO DE APRESENTAÇÃO: que deve ser realizado logo no inicio do processo de preparação para o sacramento. Neste rito,  os batizando, com seus pais e padrinhos são apresentados diante da comunidade  acolhidos por ela.

RITO DE UNÇÃO:  a ser realizado no domingo que antecede a celebração do Sacramento do Batismo. Nele, os batizandos, recebe as primeiras unções e já entram no clima de preparação para o dia do seu batizado.

CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DO BATISMO:  a ser realizados dentro da celebração dominical a menos que tenhamos muitos  batizandos. Quando o grupo for grande, será realizada uma celebração exclusiva para o sacramento a ser definida pela comunidade.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

DO BATIZANDO

  • Criança: certidão de nascimento
  • Adolescentes: certidão de nascimento ou carteira de identidade.
  • Adultos: carteira de identidade.

DOS PAIS E PADRINHOS

  • Carteira de identidade,
  • Certidão de casamento religioso/civil (se casados)
  • Comprovante de residência.

Objetivo Geral

O objetivo geral da Pastoral do Batismo é, portanto, promover encontros com pais e padrinhos esclarecendo o que é o Sacramento do Batismo e à luz da Fé dentro da doutrina católica fazendo com isso realizando uma catequese familiar.

Metas

  • Realizar formação continua com os agentes do batismo para o entendimento dos documentos e da Fé conforme a doutrina católica.
  • Promover encontros da pastoral para melhorar a espiritualidade do grupo tendo como objetivo levar cada um a ter seu encontro pessoal com Deus.
  • Realizar encontros de pais e padrinhos em cada comunidade com visitação e catequese familiar.
  • Inserir os familiares daqueles batizados de cada comunidade a vivenciar, partilhar e ser dizimista.
  • Evangelizar, acompanhar, rezar e visitar as famílias em sua caminhada de fé na criação e educação religiosa da criança a qual foi batizada.

Coordenação da AMSL

Cooperador Franco Lindemberg
Coordenadora Gracione Ferreira Januário
Vice Sandra Eline Santiago
Secretária Graziela Fernanda Ferreira

Coordenação por comunidade

COM. SANTO EXPEDITO
Coordenadora: Maria Margarida Bezerra Vieira
Vice Coordenadora: Claudia Maria Givoni dos santos
Secretária: Natalie Givoni Dos Santos

COM. IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Coordenador Almir Cordeiro Aid
Vice Maria Deusa Bezerra Ribeiro
Secretária Francelina Pantoja Ramos

COM. SÃO PAULO APÓSTOLO
Coordenador: Jackson Silva de Souza
Vice: Gil de Araújo Maia
Secretária: Íris dos Santos Souza

COM. RAINHA DA PAZ
Coordenador: Roberto Cezar Bentes Arce
Vice- Coordenadora: Sávio Lopes de Souza
Secretária: Marlucia de Lima Oliveira

COM. SANTO ANTÔNIO SANT’ANA GALVÃO
Coordenadora Gracione Ferreira Januário
Secretária Graziela Fernanda Ferreira