PADROEIRO

São Lourenço, diácono e mártir.

Lourenço nasceu em 225 e morreu martirizado em 258 aos 33 anos, no dia 10 de agosto, em Roma. São Lourenço é modelo de entrega, escuta da Palavra, seguimento e discipulado. Está entre os diáconos do início da Igreja de Roma. Eles eram considerados os guardiões dos bens da Igreja e dispensadores de ajuda aos pobres. O nome Lourenço significa coroa feita de louro, como os vencedores recebiam após suas vitórias.

ÁREA MISSIONÁRIA SÃO LOURENÇO

A Área Missionária São Lourenço está encravada no coração da Amazônia, fundada em 28 de maio de 2008, constituída pelas comunidades Santo Expedito, Imaculado Coração de Maria, São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora Rainha da Paz e Santo Antônio de Sant\’Ana Galvão, hoje conduzida pela Congregação dos Missionários de Maria Imaculado.

HISTÓRIA

Dados Históricos

PRIMEIRO PERÍODO DE MAIO DE 2008 A MAIO DE 2013

A Área Missionária São Lourenço, no bairro Parque das Laranjeiras, em Manaus – Am. Foi erigida em 20 de maio de 2008, pela Cúria arquidiocesana de Manaus, resultado do desmembramento da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Tendo como primeiro administrador paroquial, Diác. Armando Borges Filho, professor, natural de Guajará Mirim, Estado de Rondônia. Filho de Armando Ferreira Borges e Amazonina Nogueira Borges. Ordenado diácono Permanente em 16 de março de 2003, Era o atual administrador paroquial da Paroquial Nossa Senhora de Guadalupe, com a divisão territorial, e a chegada dos padres Sacramentinos de Nossa Senhora para a referida Paroquia, foi transferido para a AMSL. Esta nasce com três comunidades, comunidade de Santo Expedito, comunidade de Imaculado Coração de Maria e São Paulo Apóstolo e uma Casa paroquial.

No dia 25 de maio de 2008 o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, na comunidade de São Paulo Apóstolo, deu posse ao Diácono Armando Borges Filho com administrador paroquial da Área Missionária São Lourenço e o Padre Mário Baruffaldi como padre de apoio.

Foram tempos de alegrias, de fé e esperança, tempo de organizar as atividades pastorais, os templos. Tempo de iniciar um trabalho pioneiro. De conhecer o povo de Deus presente na nova Área Missionária. Um povo sedento de Deus.

Um desafio era divulgar o Santo Padroeiro, São Lourenço, diácono e mártir. Lourenço nasceu em 225 e morreu martirizado em 258 aos 33 anos, no dia 10 de agosto, em Roma. São Lourenço é modelo de entrega, escuta da Palavra, seguimento e discipulado. Está entre os diáconos do início da Igreja de Roma. Eles eram considerados os guardiões dos bens da Igreja e dispensadores de ajuda aos pobres. O nome Lourenço significa coroa feita de louro, como os vencedores recebiam após suas vitórias.

Também foram tempos de trabalhar a vida pastoral dos agentes, as formações, os retiros, os horários das missas e novenas. As Assembleias Pastorais, o Conselho Pastoral, e o corpo administrativo.

No dia 24 de dezembro de 2008 nasce a quarta comunidade. O Padre Mário Bariffaldi, realizou-se a primeira Celebração Eucarística na comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, localizada no Conjunto Parque Shangrilá III.

25/10/2009: Nasce a quinta comunidade da AMSL. Em missa presidida pelo Padre Mário Baruffaldi e concelebrada pelo Diácono Armando iniciavam-se as atividades da comunidade de Santo Antônio de Sant\’Ana Galvão.

24/02/2012: Decreto do Arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, renova a provisão do Diácono Armando Borges como administrador paroquial da Área Missionária São Lourenço.

O início de 2013, o então Administrador Paroquial, pediu ao arcebispo Dom Luiz a sua substituição no comanda da Área Missionária. Depois de 5 anos à frente da Administração da AMSL, o diác. Passa o comando ao pe. Isaías.

SEGUNDO PERÍODO DE JUNHO A OUTUBRO DE 2013

Presença dos missionários Sacramentinos na Área Missionária São Lourenço – Arquidiocese de Manaus

Que diante das necessidades pastorais foi designado pela Cúria Arquidiocesana de Manaus como Administrador da Área Missionária São Lourenço, o Pe. Isaías Júnior de Andrade, Missionário Sacramentino de Nossa Senhora. Pe. Isaías, foi o coordenador do Setor 2 e Pároco da Paróquia Menino Jesus, na Chapada. Dom Sérgio Castriani solicitou a colaboração do Setor 2 para dar continuidade aos trabalhos do primeiro pároco da Área Missionária São Lourenço, Diácono Armando Borges Filho, que havia sido transferido.

Na ocasião, Pe. Isaías estava se desligando da Caritas Arquidiocesana, onde era coordenador e acolhia, na Paróquia Menino Jesus de Praga, para um tempo sabático o Pe. Auricélio Ferreira. Em comum acordo com o Arcebispo, esses dois missionários assumiram compartilhar os trabalhos de evangelização também nesta jovem área missionária. Os dois se revezavam nos trabalhos e celebrações; contavam também, como era de costume em algumas comunidades, com a colaboração de outros sacerdotes, como Padre José Cheregatto, os Sacramentinos de Guadalupe e outros. Padre Izaías recebeu a provisão de administrador paroquial datada de 10 de junho de 2013 e Padre Auricélio tinha uso de ordens.

Ainda no mês de junho, o Diácono Armando promoveu uma reunião com lideranças na Comunidade Santo Expedito, ocasião em que o novo Administrador foi apresentado, dando o início ao seu pastoreio. A partir daí, com a missão de preparar a área para receber os primeiros padres residentes, foram caminhando e animando as comunidades. O tempo era pouco, mas o povo se mostrava animado e esperançoso. O empenho maior neste período foi o da preparação do povo, pastorais, conselho e organização da residência dos sacerdotes. Muitas reuniões, formação, envolvimento no Setor, em comunhão com as Diretrizes Evangelizadoras da Arquidiocese, marcavam os trabalhos. Notável o empenho e generosidade de todos. O povo vibrava com a boa notícia da vinda dos novos padres.

O curto período desta missão foi intenso e animado pelo recém pontificado do Papa Francisco, cuja presença e participação na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, muito marcou a juventude da Área, com presença significativa naquele evento. Motivado por essa participação por ocasião dos festejos de Santo Antônio Galvão, foi promovido uma pedalada pelas comunidades da área, envolvendo a juventude. Em agosto de 2013 também iniciamos os festejos em honra a São Lourenço.

Em 20 de novembro chegaram os Missionários de Maria Imaculada. O primeiro mês caminharam juntos e Dom Sérgio acolhe e dá posse aos novos missionários. Pe. Isaías em de janeiro de 2014 segue para a missão no Mato Grosso, enquanto Pe. Auricélio foi designado, por seu Superior, para a Área Missionária Tarumã, nesta Arquidiocese.

TERCEIRO PERÍODO DE NOVEMBRO DE 2013 AOS DIAS ATUAIS DE 2017

A Cúria Arquidiocesana de Manaus, em 04 de novembro de 2013 , faz saber que atendendo às necessidades espirituais dos fiéis e às exigências do Sagrado Ministério havendo por bem NOMEAR o sacerdote Pe. John Paul – Missionário de Maria Imaculada, com sede na índia. Para o múnus de Pároco da Área Missionária São Lourenço, com todas as obrigações e direitos, que lhes são conferidos pelo código de canônico e pelas normais desta Arquidiocese. Pe. John Paul, foi ordenado Sacerdote no dia 24 de Outubro 2007, filho de Arockiasamy e Adaikala Mary. Ocupações: 2007 – Responsável pelos Seminaristas de Teologia. Em 2008 Janeiro a Março – Vice Reitor dos noviciados. 14 de abril, 2008 – Chegada no Brasil Junho a Dezembro – Vigário paroquial, Paroquia N. SRA. do Rosário – Dois Irmãos do Buruti – MS. Janeiro a Abril – Vigário paroquial – Paroquia Cristo Rei, Campo Grande – MS. Maio – agosto Vigário Paroquial, Paroquia N. Sra. da Conceição, Novo Aripuanã – AM. Setembro 2008 a fevereiro de 2013 – Pároco da Paroquia Santa Rita de Cássia, Jaraguari (Campo Grande). Março 2013 a novembro 2013 – Vice Reitor da casa da Filosofia – Chennai, Índia. Dezembro 2013 e até hoje, Pároco atual da área. E nos anos (2010 – 2013) – Vice- provincial do Brasil).

Ficaram na memória: a preparação das comunidades, lideradas pelo Pe Isaias, para acolher os missionários. Foi bonito e muito gratificante ver o empenho de todos em preparar bem a chegada deles. O missionário é enviado, mas também é acolhido. Por outro lado os que chegaram, chegaram por inteiro, imergindo de corpo e alma na realidade que encontraram. O povo logo percebeu que tinha recebido sacerdotes dedicados em tempo integral. Foi amor à primeira vista. O encontro de culturas, a dimensão missionária, o sentido do ministério sacerdotal, a espiritualidade oriental, são realidades evidentes na vida e apostolado dos Missionários Maria Imaculada. Sua juventude, seu entusiasmo, sua generosidade vem enriquecer nossa igreja local. O sonho é que eles cresçam na região amazônica partilhando conosco o seu dom mais precioso, a sua vocação. Que eles nos ajudem a ser mais missionários.

No dia 22 de dezembro de 2013 – Em Missa Solene, Dom Sergio Castriani EMPOSSA o Padre John Paul MMI como pároco da Área Missionária São Lourenço e aos Padres Antony Sagayaraj e Joseph Raji como vigários paroquiais.

Começa um novo ciclo na existência da Área Missionária São Lourenço. Exercendo com alegria, disponibilidade e doação ao múnus de anunciar a Palavra de Deus, de santificar os fiéis pelos sacramentos e, sobretudo pela eucaristia e de governar a comunidade com espirito de serviço, como o bom pastor de seu rebanho. Pe. John Paul inicia promovendo tudo o quanto faça crescer a vida de fé e de caridade da AMSL.

Como uma visão privilegiada de Igreja, de comunhão, de partilha. Pe. John um estrangeiro no coração da Amazônia, é acolhida na família missionaria. Acolhido por todas as Famílias, crianças, jovens e senhores e senhoras, afinal o sorriso fácil facilita qualquer relacionamento. São tempos de bonança, de alegria, de paz e reconciliação e novos horizontes.

Logo em janeiro de 2014 – O pároco entrega nas mãos das lideranças o primeiro Cronograma de Atividades da Área Missionária São Lourenço. No documento está a caminhada da Área Missionária, o cronograma tem como função organizar suas principais atividades pastorais.

Em 2014 – tínhamos as seguintes prioridades Pastorais
Formações para as Pastorais / Lideranças; 2Visitação às Famílias; Interação entre as Pastorais.

Em 2015 as prioridades Pastorais são outras: jerimum
Formação; Visitação e Integração

Em 2016 já tínhamos um Plano de Evangelização Pastoral, em sintonia com a nona Assembleia de Pastoral Arquidiocesana, com um tema especifico para a AMSL: Lançai as redes para águas mais profundas.

Entre tantas pastorais que começam nascer, está a Pastoral da Comunicação, em pleno janeiro, na Ordenação diaconal de Luiz Di Paula, segundo diácono da AMSL, é lançado o primeiro exemplar do Jornal Informativo São Lourenço e além do site, blog, Sistema Iparoquia administrativo e Facebook. A AMSL está conectada ao mundo.

A AMSL – está crescendo, se desenvolvendo, são comunidades, pastorais e movimentos, encontros, reuniões, assembleias, retiros, formações, passeios, lazer. Somos mais 300 agentes de pastorais envolvidos.

Em 2017 – sob o comando do Plano de Evangelização Pastoral, agora com o tema: Juntos somos mais. Já somos mais de quinhentos agentes de pastorais. Distribuídos em 5 comunidades, 15 Pastorais e 7 movimentos.
Em destaque está a Pastoral da comunicação, com 21 agentes, o Informativo São Lourenço, o Site, o Facebook, You Tube, Instagram, WhatsApp, linhas de transmissão, comentário do evangelho diário, impressão de livros entre os outros serviços de comunicação disponíveis aos paroquianos,

Estamos escrevendo juntos uma nova página na Área Missionaria….